PRESTAÇÃO DE CONTAS - LANÇAMENTOS FINANCEIROS - REGISTRO DAS DESPESAS

PRESTAÇÃO DE CONTAS - LANÇAMENTOS FINANCEIROS - REGISTRO DAS DESPESAS

Nesse artigo você vai aprender a fazer os lançamentos das despesas de: CUSTEIO (Produtos de consumo e Serviços) e CAPITAL (Bens Permanentes) da unidade escolar, para realizar a Prestação de Contas dos Programas do PDDE.


LANÇAMENTO DAS DESPESAS (Ex: NOTA FISCAL, RECIBO, FATURA, OUTROS );


  1. Clique no menu FINANCEIRO;

  2. Selecione LANÇAMENTOS;



  3. Clique no botão NOVO;



  4. Selecione a CONTA do PDDE cadastrada;
    Se a sua conta não tiver cadastrada clique aqui para aprender como cadastrar uma conta no sistema;


  5. Informe o TIPO DOC que você está lançando (NOTA FISCAL, FATURA, OUTROS...);

  6. Preencha o N° DOC. Informado no campo anterior;

  7. Informe a data de EMISSÃO do documento. O campo MÊS/REF é preenchido automaticamente conforme a data de emissão;


  8. Em NATUREZA DA DESPESA informe se é CUSTEIO ou CAPITAL;




  9. Informe a FORMA PGTO se foi pago com (DINHEIRO,CARTÃO,TRANSFERÊNCIA,CHEQUE, OUTROS);

  10. Preencha o campo DOCUMENTO com o número do comprovante do pagamento;

  11. Informe a data do PAGAMENTO;




  12. Informe o nome do FORNECEDOR do documento que está sendo lançado;
    OBS: Caso não encontre o nome do fornecedor entre em contato com a secretaria de educação para que eles façam o cadastro do fornecedor;




  13. Informe no campo FONTE DE RECURSO DA CONTA o PROGRAMA DO PDDE que será feito o débito (MAIS EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO CONECTADA, EMERGENCIAL, OUTROS);
    Lembrando que vai aparecer somente o programa informado no cadastro da conta;




  14. Informe no campo HISTÓRICO que seria o assunto do documento que está sendo lançado (MATERIAL DE EXPEDIENTE, SERVIÇO DE ENERGIA ELÉTRICA, AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS, OUTROS);



  15. O campo COMPLEMENTO é para inserir observações  especifica do documento que está sendo lançada;
    Os campos da CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA/DESPESAS e D/C serão preenchidas automaticamente;

  16. Informe o VALOR do documento que está sendo lançado;




  17. Clique no botão SALVAR para concluir o lançamento;


             


Para fazer um novo lançamento, basta repedir o processo.


Parabéns, você concluiu o lançamento.




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